Pages

terça-feira, 26 de maio de 2009

Líderes de RH veem 2º semestre de 2009 com otimismo


Pesquisa da Right Management foi feita com 200 líderes da área em encontro para pensar estratégias diante do novo cenárioRedação iG Empregos

São Paulo – Os profissionais de RH estão otimistas para o segundo semestre de 2009. Foi o que indicou uma pesquisa da consultoria Right Management, realizada com 200 líderes da área no Brasil, durante evento para discutir estratégias e ações em gestão de pessoas para os próximos meses.

A conclusão da pesquisa indica que a maioria (55,6%) dos gestores espera um cenário econômico mais favorável no segundo semestre e 38,5% acredita que o maior desafio para o RH será engajar e reter talentos. “Em tempos, de crise, o talento se torna ainda mais essencial uma vez que é preciso fazer mais com menos”, afirmou o responsável pela área de coaching para KEY Executives da Right, Felipe Westin, na nota divulgada pela consultoria, após o evento.

Com relação ao quadro de funcionários, a maioria acredita que as empresas vão reposicionar pessoas (45,9%). De acordo com 64,4% dos participantes da pesquisa, o atual clima organizacional pode ser classificado como regular. A qualificação do profissional de RH para gerenciar o atual cenário empresarial é avaliada como razoável (43,2%) a bom (40,5%), na opinião dos executivos presentes.

Tendências – Na abertura do evento, Elaine Saad, country manager da Right no Brasil, abriu as discussões apontando quatro tendências para o RH, diante do cenário atual. São eles: a escassez demográfica e de talentos; a necessidade de criação de regras individuais para atrair e reter talentos; o aumento da sofisticação do cliente e a revolução tecnológica.

Para ela, o evento foi marcado pela iniciativa de buscar soluções para esse momento econômico, mas principalmente para preparar os profissionais para os desafios que virão após a crise. “Recursos Humanos é hoje uma das principais áreas de uma organização, pois é por meio de pessoas que as estratégias são executadas. Dessa forma temos que criar o RH do futuro e não esperar por ele”, disse na nota da Right. 

Fonte: iG Empregos

Nenhum comentário:

Postar um comentário