Pesquisa da Right Management foi feita com 200 líderes da área em encontro para pensar estratégias diante do novo cenárioRedação iG Empregos
São Paulo – Os profissionais de RH estão otimistas para o segundo semestre de 2009. Foi o que indicou uma pesquisa da consultoria Right Management, realizada com 200 líderes da área no Brasil, durante evento para discutir estratégias e ações em gestão de pessoas para os próximos meses.
A conclusão da pesquisa indica que a maioria (55,6%) dos gestores espera um cenário econômico mais favorável no segundo semestre e 38,5% acredita que o maior desafio para o RH será engajar e reter talentos. “Em tempos, de crise, o talento se torna ainda mais essencial uma vez que é preciso fazer mais com menos”, afirmou o responsável pela área de coaching para KEY Executives da Right, Felipe Westin, na nota divulgada pela consultoria, após o evento.
Com relação ao quadro de funcionários, a maioria acredita que as empresas vão reposicionar pessoas (45,9%). De acordo com 64,4% dos participantes da pesquisa, o atual clima organizacional pode ser classificado como regular. A qualificação do profissional de RH para gerenciar o atual cenário empresarial é avaliada como razoável (43,2%) a bom (40,5%), na opinião dos executivos presentes.
Tendências – Na abertura do evento, Elaine Saad, country manager da Right no Brasil, abriu as discussões apontando quatro tendências para o RH, diante do cenário atual. São eles: a escassez demográfica e de talentos; a necessidade de criação de regras individuais para atrair e reter talentos; o aumento da sofisticação do cliente e a revolução tecnológica.
Para ela, o evento foi marcado pela iniciativa de buscar soluções para esse momento econômico, mas principalmente para preparar os profissionais para os desafios que virão após a crise. “Recursos Humanos é hoje uma das principais áreas de uma organização, pois é por meio de pessoas que as estratégias são executadas. Dessa forma temos que criar o RH do futuro e não esperar por ele”, disse na nota da Right.
Nenhum comentário:
Postar um comentário