Pages

terça-feira, 26 de maio de 2009

COMO INCLUIR TRABALHOS DE FREELANCER NO CURRÍCULO


Destaque experiências que estiverem em sintonia com a formação e o ramo de atuação, sugere especialistaRachel Sciré

Em algumas carreiras, é comum conciliar o emprego fixo com atividades de freelancer ou até mesmo basear a vida profissional em trabalhos temporários. Mas na hora de montar o currículo, podem surgir dúvidas na maneira de apresentar as informações. De acordo com a coordenadora da área de Gestão de Carreiras da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap), Janete Teixeira Dias, é preciso especificar a participação em projetos de curto prazo.

“Toda experiência que tiver sintonia com a formação da pessoa e o direcionamento de sua carreira pode ser incluído no campo ‘Atividade profissional’”, afirma Janete. Isso porque, a menção das ocupações auxilia o selecionador a entender o perfil do profissional e os desafios anteriores. “Mesmo que seja um curto espaço de tempo é uma experiência agregada.”

É importante deixar claro no material o período do freela (início e término), a empresa contratante, o projeto desenvolvido e a relação das atividades do profissional. A especialista também avisa que trabalhos temporários para empresas de destaque na área de atuação podem render pontos no currículo.

Caso a atividade tenha sido desempenhada concomitantemente a um emprego fixo, a solução é apresentar cronologicamente os trabalhos realizados – do mais recente para o mais antigo. “Apresente sua experiência em termos de tarefa realizada e deixe claro o caráter temporário. No momento da entrevista será possível apresentar mais detalhes, caso o selecionador se interesse”, diz.

O que não deverá constar no currículo são trabalhos sem relação com a área de atuação, por exemplo ‘bicos’, conta Janete. Apenas se um trabalho fora do campo profissional for capaz de agregar ao perfil do candidato, vale a pena ressaltar a função. “Uma experiência curta não vai fazer falta no currículo, a não ser que a pessoa não tenha nada para contar.”

Fonte: IG empregos

Nenhum comentário:

Postar um comentário