Pages

quarta-feira, 17 de junho de 2009

DESMOTIVAÇÃO NO TRABALHO PODE SER UM PROBLEMA

Está desmotivado no trabalho? Saiba se é melhor mudar de área ou de empresa

Segundo especialistas, primeira dica é identificar o motivo da insatisfação.
Várias empresas oferecem oportunidades para mudança de setor.

Mariana Oliveira

Do G1, em São Paulo

Tamanho da letra

Se você está desmotivado ou insatisfeito com suas atividades no trabalho, os especialistas recomendam: é hora de analisar o motivo da insatisfação antes de decidir se você pode melhorar a situação com pequenas atitudes, se deve mudar de área dentro da empresa ou se a melhor solução é mesmo procurar um novo emprego.


Várias empresas têm programas para mudança de setor - seja para função semelhante em outro departamento ou para um novo cargo -, além de efetuar avaliações para medir o grau de satisfação dos funcionários.

De acordo com a supervisora do programa de orientação para o trabalho da Secretaria do Trabalho da cidade de São Paulo, Flávia Mentoni, o primeiro passo para superar a insatisfação no trabalho é compreender o que incomoda o funcionário.

"Se o trabalhador está insatisfeito pela atividade, pelas suas atribuições, pode tentar mudar de setor. Mas se e o problema é a empresa não incentivar, não reconhecer, não adianta mudar de cargo", analisa Flávia.

Para ela, muitas vezes é possível melhorar "com pequenas atitudes". "Precisa analisar porque está assim, pensar que pode fazer coisas para mudar isso. Às vezes está ao alcance da própria pessoa planejar funções ou novas atividades."

A supervisora afirma que, no caso de decidir mudar de área dentro da empresa, é preciso pesquisar as vagas internas, mas ser sincero com o superior imediato.

"Tem que dizer para ele (chefe imediato) que está buscando novos desafios e não que está insatisfeito. Se abrir com o chefe e falar que viu uma oportunidade que interessou, quem sabe o gestor até ajude. Se não avisar, o gestor provavelmente vai achar que o funcionário é desleal."

Para o gerente de Gestão de Efetivo de RH da Petrobras - uma das maiores empresas da América Latina -, Lairton Correa de Souza, o contato com o chefe imediato é mesmo o primeiro passo. "Quando o empregado demonstra interesse em mudar de setor, o mesmo conversa com seu gerente imediato solicitando a mudança desejada."

Segundo ele, transferência para outro setor é "bastante frequente" na companhia, que tem algumas ferramentas para medir o grau de satisfação do empregado com o trabalho.

"Quando um empregado está desmotivado, seu gerente imediato elabora em conjunto com o mesmo um plano de ação visando equacionar as situações apresentadas. Neste plano de ação, pode ser decidida, inclusive, a necessidade de mudança de área ou atividade de trabalho", explica o gerente de RH da Petrobras.

Na indústria de moda íntima Mylady, de São Paulo, periodicamente são realizadas reuniões com os gestores para avaliar o grau de satisfação dos funcionários. "A mudança de cargo é uma opção se realmente sanar o problema", diz a diretora comercial, Alessandra Zegaib.

Alessandra disse que a empresa adota como estratégia os filmes motivacionais para que os insatisfeitos superem o problema. "Pequenas mudanças na rotina do funcionário, por exemplo, podem torná-lo mais feliz e produtivo. Sempre passamos filmes motivacionais e os acompanhamos de perto", afirmou.

'Mural de oportunidades'

Assim como nas maiores empresas privadas do país, nas Casas Bahia, uma das líderes no segmento varejista, os empregados têm uma ferramenta organizada pelo departamento de recursos humanos chamada "Mural de Oportunidades".

"O profissional pode acessar esse mural para visualizar as vagas disponíveis. Se alguma interessar, ele entra na ferramenta 'Oportunidades de Carreira' e se coloca à disposição para uma futura entrevista", esclareceu por e-mail a assessoria de imprensa da empresa.

A assessoria informou que "todos os colaboradores passam por treinamentos, reciclagem de conhecimentos e são avaliados periodicamente dentro das atribuições que lhes são conferidas" para que seja avaliado o nível de satisfação no trabalho.

Mudar de empresa

Se após refletir sobre suas atividades, o funcionário decidir que o melhor é procurar emprego em outra empresa, a dica é buscar vagas nos jornais, agências, sites ou centros de trabalho ligado a órgãos públicos.

"Mas é preciso saber em qual área quer trabalhar. Tem que ter conhecimentos ou pelo menos pretender conhecer o novo setor", diz Flávia Mentoni, da secretaria do Trabalho de São Paulo.

Ela destaca que, no caso de o funcionário ter concluído uma faculdade ou curso em área diferente da que trabalha, a dica também é conversar primeiro com o superior imediato. "O chefe vai gostar de saber que tem um funcionário interessado em crescer na empresa."

Na avaliação de Flávia, "independente do motivo, insatisfeito não dá para ficar". "Se ele não dá o melhor dele por algum motivo, se prejudica, prejudica os colegas e atrapalha a empresa."

Fonte: G1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário